(31) 98288-8202

Tipos de Pesto

Conheça os tipos de pesto

Quando fomos convidados a participar do festival de gastronomia Brumadinho Gourmet de 2019, com o tema PANCS (plantas alimentícias não convencionais), pensamos em desenvolver um produto especialmente para este evento. A nossa (então futura) linha de antepastos estava passando por uma bateria de testes, quando recordei de um pesto de coentro que experimentei em Santiago (Chile). E como não associar a nossa querida Taioba ao tradicional molho italiano.

Poucas pessoas sabem, mas o tradicional Pesto alla Genovése (o pesto de manjericão), na verdade é uma versão moderna da junção de dois molhos centenários da antiga Roma. Um deles o moretum, que utilizava sal, ervas, queijo, alho, vinagre e azeite. Todos bem macerados e conservados em potes para as longas viagens. O segundo era o agliata, receita genovesa que levava, basicamente nozes e alho triturados.

Receitas Clássicas de Pesto

Pesto Classico – alla Genovese (Pesto de Manjericão):

Pesto Nero (Pesto Negro): O Pesto Negro nada mais é do que a receita original acrescida de azeitonas pretas, que dão o tom mais escuro à este delicioso molho. O Azeite torna-se ainda mais marcante

Pesto Rosso (Pesto de Tomate):

Pesto di Barbabietole (Pesto de Beterraba):

Spinaci e Pistacchi Pesto (Pesto de Espinafre com Pistache):

Pesto (Receitas contemporâneas)

Kale-Parsley Pesto (Pesto de Couve e Salsa): Trata-se de um pesto suave mas com tempero extremamente saboroso. Muito difundido nos Estados Unidos por pequenas colônias italianas.

Pesto de Cenoura e Coentro: Outra receita comum em algumas regiões dos Estados Unidos. Colônias de italianos adaptaram para utilizar o que era cultivado nas comunidades.

Pesto de Coriandro (Pesto de Coentro e Jalapeno): Em uma visita à Santiago, tive a oportunidade de provar este delicioso pesto de coentro com pimenta jalapeño fresca. Ao mesmo tempo que é moderadamente picante, ele é refrescante, harmonizando muito bem com carnes e, claro, massas.

Pesto di Melanzane:

Pesto Mineiro de Taioba: